sábado, 13 de julho de 2013

Roteiro de 12 dias em Manaus

Esse post vai ser um pouco diferente, pois iremos retratar o roteiro de uma visita de pessoas da família à Manaus.  

Dessa vez, receberemos um grupo grande de pessoas, que ficarão aqui por um período de 12 dias. Teremos criança, adolescente, adultos e idosos. Portanto, o roteiro foi estudado com cuidado, para que não fique cansativo demais para os idosos ou monótono demais para os jovens.


1° Dia - Sábado
Manhã: Após o café da manhã, viagem para Presidente Figueiredo, a 107km de Manaus, para passar o final de semana conhecendo essa região, que é repleta de belezas naturais. Chegando na cidade, parada quase obrigatória no tradicional Café Regional Priscila e fotos da corredeira do Urubuí. O planejamento inicial era ainda no período da manhã visitar a Cachoeira da Pedra Furada e Vila de Balbina, com passeio de barco e almoço no restaurante que fica localizado às margens da represa, porém ficou para tarde e não seguimos até a Vila Balbina em função da distância/horário.
Tarde: Check-in às 12h no hotel e parque aquático Acqua Park e almoço no restaurante do local (a escolha deste hotel/parque aquático foi em função do sobrinho de 5 anos), onde parte do grupo fica para descanso e outra segue para a Cachoeira da Pedra Furada.

2° Dia - Domingo
Manhã: Visitar a Cachoeira da Asframa, ótima para ir com a família por ser de fácil acesso. No retorno ao hotel, conhecer a Corredeira Santo Amaro / Toca do Xavico e almoçar no local.
Tarde: Resto da tarde para aproveitar o parque aquático. Check-out do hotel permitido até às 17h para retorno à Manaus. Com tentativa de saída às 15h, para aproveitar algumas atrações do centro de Manaus.
Noite: Ida ao Palácio da Justiça e à Galeria do Largo, ambos ficam próximo ao Teatro Amazonas.

* Uma dica em Manaus aos adeptos de compras coletivas: aqui temos o Tambaqui Urbano com ofertas somente da região e que geralmente oferecem promoções de desconto para acesso às principais cachoeiras de Presidente Figueiredo, entre outros passeios.

3° Dia - Segunda-feira
Manhã: Segunda light, com manhã livre para descanso, após um final de semana proveitoso em Presidente Figueiredo. Até mesmo, porque a maioria das atrações em Manaus fica fechada as segundas para manutenção.
Tarde: Ida ao Shopping Manauara para passeio, compras e, quem sabe, um cineminha! 

4° Dia - Terça-feira
Manhã: Sair bem cedo e ir até Novo Airão para ver os botos cor-de-rosa, com parada no Café Regional da Priscila para tomar o café da manhã e em seguida nas Ruínas de Paricatuba.
Tarde: Check-in às 12h na Pousada Bela Vista e após breve descanso, fazer passeio de barco às 16h pelo Arquipélago de Anavilhanas, aproveitando para assistir o pôr-do-sol, caso o rio esteja em período de cheia. Caso contrário, reservar o dia para curtir uma de suas praias.

5° Dia - Quarta-feira
Manhã: Após o café da manhã na Pousada Bela Vista retornar à Manaus.
TardeIda ao centro histórico de Manaus para conhecer o Palácio Rio Branco e o futuro Museu da Cidade, um fica ao lado do outro. Dalí, seguir para uma visita à Catedral Nossa Senhora da Conceição (Igreja matriz da cidade de Manaus) e depois uma parada na sorveteria Glacial que fica na Av. Getúlio Vargas. Por fim, passear pelo Parque dos Bilhares.

6° Dia - Quinta-feira
ManhãIda ao Zoológico do CIGS, com animais típicos da Amazônia.
Tarde: No final da tarde, quando o sol baixar um pouco, visitar o Hotel Tropical, que é o mais tradicional de Manaus, localizado na Praia da Ponta Negra. Após a visita ao hotel, passear pela orla da praia, ter oportunidade de avistar o mais novo postal da cidade, a Ponte Rio Negro e aproveitar para tomar um açaí ou um sorvete regional, em um dos quiosques disponíveis pela Ponta Negra.

7° Dia - Sexta-feira
Manhã: Para agradar o pequeno, passar a manhã na Cidade da Criança. E em seguida visitar o Bosque da Ciência no INPA.
Tarde: Ida ao porto da CEASA para fazer passeio de barco que passa pelo Encontro das Águas e segue até Janauari. Após o passeio, conhecer o Centro Cultural dos Povos da Amazônia, já que fica no caminho.

8° Dia - Sábado
ManhãIda ao centro histórico de Manaus. Como ponto de partida, o Teatro Amazonas, com proposta de realizar um passeio a pé pelas atrações próximas ao teatro, como também lojas de artesanato e o Palacete Provincial.
TardePasseio no ônibus turístico Amazon Bus, pela Tucunaré Turismo.

9° Dia - Domingo
ManhãPasseio de um dia no hotel de selva Ecopark, das 9h às 16h30, que inclui a visita na Floresta dos Macacos e almoço, além de poder usufruir da praia exclusiva e piscina de água natural.
Tarde: Se der tempo, ida ao Centro Cultural Usina Chaminé, com chegada às 17h, porque é somente aos domingos que este centro cultural abre o espaço disponível para diversão dos pequeninos.

10° Dia - Segunda-feira
Manhã: Manhã livre.
Tarde: Ida ao Shopping Amazonas para passeio.

11° Dia - Terça-feira
Manhã e tarde: Retorno ao centro histórico de Manaus para passeio entre as ruas do centro da cidade, seguindo até a praça de artesanato do índio.

12° Dia - Quarta-feira
Aproveitar o último dia para tomar um café regional. Como opção, iremos na panificadora Conde do Pão. Restante do dia livre para descanso e arrumação de malas.

Boa Viagem!!

Demais sugestões:
- Parque do Mindu
- Parque Jefferson Péres


- Opções de restaurante: Poraquê (especialidade: Peixe) em Ponta Negra, Cachaçaria do Dedé  (dica: Escondidinho de Carne Seca) no Shopping Manauara, Pankaru na Ponta Negra (especialidade: Carne), Fast Temaki.

3 comentários:

Antonio de Pádua disse...

Arquipélago das Anavilhanas
Que bom que vamos visitar esse arquipélago, no jornal o Globo de hoje, está na primeira página a foto e, de cima, é muito bonito.
Abraços

Antonio de Pádua disse...


O passeio foi maravilhoso, tudo dentro do planejado.
Houve um pouco de cansaço devido Manaus estar num dia de sol bravo.
Fora isso, a família voltou ao Rio de Janeiro satisfeita.
Precisamos voltar.

Amazônia em Imagens disse...

Que bom que gostaram!