segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Paço da Liberdade - Museu da Cidade

O Paço da Liberdade foi construído para ser o Palácio da Presidência da Província em 1874. Posteriormente abrigou a sede do governo provincial, passou em seguida a sediar o governo republicano. Até que em 1917 a sede do governo estadual passou para o Palácio Rio Negro. E com isso, o Paço da Liberdade, nessa época conhecido como Paço Municipal, passou a sediar o governo municipal.

Em 1937 ocorreu um incêndio que abalou sua estrutura e após reconstrução, passou a abrigar repartições públicas do município até 1995.

Durante esse tempo, em 1957, recebeu o nome de Paço da Liberdade. Já em 2005 foi dado início aos trabalhos de restauro, sendo reaberto em 2013 com objetivo de abrigar o Museu da Cidade previsto para inauguração em 2014.

Por enquanto os salões estão vazios, porém a sua arquitetura, história e curiosidades encontradas durante o último restauro já valem a visitação!

Até a abertura do Museu da Cidade, o espaço fica aberto para visitação somente uma vez por semana. A visita é gratuita e guiada.


Endereço: Rua Gabriel Salgado, s/nº, Centro.
Visitação: Quarta-feira das 9h às 17h.
Telefones: (92) 3622-4991










O Paço da Liberdade ao fundo da Praça Dom Pedro II


Nenhum comentário: