quarta-feira, 17 de julho de 2013

Forte Príncipe da Beira - Rondônia

O Forte Príncipe da Beira está localizado na margem direita do Rio Guaporé, em Costa Marques-RO, na fronteira do Brasil com a Bolívia. Sua contrução teve início em 1776, a mando de José I, de Portugal.

"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."


D Luis de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.


O local foi utilizado como fortaleza durante vários anos, porém, após a consolidação portuguesa na região, foi diminuindo de importância, ao passo que, segundo historiadores, em 1864 o local estava guarnecido apenas por dez militares. 

O forte foi abandonado no período da proclamação da República e redescoberto somente em 1911, pelo Marechal Rondon, então Capitão.

Atualmente o local é administrado pelo Exército Brasileiro, por intermédio do 1º Pelotão de Infantaria de Selva, que possui suas instalações ao lado do forte.

Para maiores informações, visitar o site do 6° Batalhão de Infantaria de Selva,  que contém maiores detalhes sobre o local.






Nenhum comentário: